Chat

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Red Dead Redemption Review


Quando comprei meu vídeo-game há mais de 3 meses, eu ficava pensando em quais jogos eu abriria os trabalhos e então me veio na cabeça Dead Space 2, Left 4 Dead 2, Banjo Kazooie Nuts and Bolts(sim esse a princípio era um dos que eu mais queria jogar e ainda quero), GTA 4 e Red Dead Redemption(na real tinha os de luta também, Street 4, Mortal 9 e Marvel x Capcom mas eu tava pensando em um pra virar mesmo, de aventura). Fui lá tri empolgado e comecei a jogar BJNB. Joguei umas duas semanas e meio que larguei de mão por um tempo por que o jogo é muito diferente dos que eu virei de Nintendo 64, e então testei o Dead Space 2, é um jogo bala mas sei lá não me deu aquele vício de viciado de morrer na frente do XBOX. Depois resolvi testar o Red Dead Redemption.


O aclamado jogo da Rockstar Games que foi considerado o melhor jogo do ANO de 2010 e elogiado por todos. O jogo que tinha alavancado de novo o tema Western e feito o TchucasRinse baixar mais de 6 filmes do Clint Eastwood e pensar em criar um jogo deste tema.
Quando comecei a jogar, digamos, foi vício a primeira vista. Eu lembro que bem no início eu não tinha posto as legendas em inglês e ruim do jeito que sou eu prestava MUITA atenção nas falas dos personagens pra tentar entender a história pois eu sabia que seria realmente foda! (já tinha virado o GTA Vice City e o San Andreas e sabia da capacidade que a Rockstar tinha de fazer histórias envolventes). O jogador está na pele de John Marston e no início do game sua família é raptada por Edgar Ross, um agente federal, e para tê-la de volta você deve aniquilar com sua ex-gangue de foras da lei composta por Javier Escuella(o mais cuzão de todos), Billie Williamsom e Dutch van der Linde. No início do game seu herói tenta invadir o forte onde vive Billie, porém apenas consegue ser baleado e ficar desmaiado, até Bonnie MacFarlane lhe encontrar e te conseguir um abrigo em sua fazenda e é aí que o game começa para você.

Obs: A partir de agora é possível(sim vai haver!) que haja spoilers da história então só continue se quiser colocar sua conta em risco.

Saloon de Armadillo, cheio de putas e pistoleiros
John Marston começa então a fazer trabalhos para ela e alguns fazendeiros locais(como laçar cavalos selvagens, levar o rebanho de boi para o cercado, caçar um bandido que fugiu com o dinheiro do poker) e só depois de algum tempo você começar a desbravar o mapa do velho oeste americano e é aí que o jogador tem idéia da grandiosidade do mapa. Quando se sai da fazenda um novo mundo é aberto aos olhos do jogador e para chegar até a cidade mais próxima é preciso cavalgar um bom tempo até chegar lá. Nesse ponto a Rockstar conseguiu retratar perfeitamente a ambiente daquela época pois são hectares e hectares de desertos com animais selvagens correndo, algum fora da lei fugindo dos federais, até mulheres precisando de “ajuda” que quando se chega perto o jogador é pego em uma emboscada das mais filha da puta. Claro que se o jogador não quiser apreciar a corrida de cavalo pode-se pegar uma carruagem que o leva para as principais cidades do mapa, porém eu curtia cavalgar todo o tempo e sentir o espírito western na cabeça. A primeira cidade típica de faroeste que John conhece é Armadillo. Lá existem Saloons, putas, placas de wanted para caçar a cabeça de algum criminoso e principalmente existe XERIFE! O nome dele é Marshal Leigh Johnson. Ajudando ele em várias missões você consegue ajuda para no futuro entrar naquele forte e exterminar Billie e encontrar sua família denovo. Um ponto que eu preciso destacar antes de continuar com o nosso roteiro hollywoodiano é a interatividade com o cenário. É incrível como o pessoal da Rockstar conseguiu impor realidade em todos os pontos do mapa. No Saloon por exemplo é possível tomar uma Bebida, jogar um Poker, conversar com pessoas sem objetivo algum, até salvar alguma puta de um maníaco sem dinheiro e ganhar dinheiro com isso ainda. Outro ponto também muito importante é os cavalos. Nessa parte o jogo ganha um ingrediente especial pois a realidade impostas nos animais é algo notável, pois parecem cavalos de verdade correndo e cada um possui sua característica própria como cor, velocidade, resistência e então é possível que você encontre um alazão correndo por aí sem sela, e com toda habilidade é possível capturá-lo e torná-lo seu para o resto do game(a não ser que ele morra, daí então vem outro aleatório em seu lugar, mas acredite você também acaba se apegando ao seu cavalo devido ao tempo em que se passa viajando em seu lombo).

Fazendo então as missões para o xerife de Armadillo John conhece várias cidadãos honrosos que se juntam a sua causa para invadir o forte Mercer e destruir Billie, claro que antes John teve que fazer alguns serviços para eles, porém provando essa lealdade o trapaceiro Nigel West Dickens, o ladrão de sepulturas(e louco) Seth Briars e o vendedor enganoso de bebidas Irish acabam se tornando quase de sua família. Porém não são apenas os trabalhos de John que o fazem ser respeitado, sua malícia, seu humor negro e sarcasmo acabam cativando não só personagens do jogo como também o player que o controla. É incrível como conseguiram fazer um personagem tão cativante e extremamente fiel ao tema, mesmo eu que já joguei com o hilário Tommy Vercetti e drogado Carl Johnson não consigo equiparar esses dois com o pistoleiro. Então usando a tática cavalo de tróia eles invadem o forte e depois de matarem todo mundo lá descobrem que Billie e Escuella fugiram para o México.
México em Red Dead Redemption

Aqui o jogo começa a ter ares épicos pois nosso herói tem que interagir com aqueles mexicanos loucos falando um espanhol rápido e cheio de malícia. Para cruzar a fronteira você tem que matar muita gente de pistola a coquetéis molotov em cima de uma balsa lenta pra burro! Conseguindo passar, a primeira pessoa que você encontra lá é o capitão Vicente de Santa. Num diálogo rápido percebe-se que De Santa não é gente boa, pois intimida nosso herói até a última e depois larga um “Bem Vindo ao México!”(com aquela voz de sarcasmo). Ele trabalha para o Coronel Agustin Allende que lhe promete entregar Escuella e Billie se ajudá-lo a matar o revolucionários de Abraham Reyes. Então aqui você pode escolher entre fazer as missões do lado federal ou os revolucionários. Aqui nosso pistoleiro tem jogo de cintura incrível pois tem que conviver com os dois lados sem ser descoberto. Nesse meio tempo John conhece Landon Ricketts, um lendário pistoleiro do velho oeste que lhe ensina a atirar com uma maior destreza e no fim ajuda-o a matar alguns federais importunos. Aqui o coronel descobre nossa “traição” e manda De Santa nos matar em um igreja em Chuparosa, porém com a ajuda de Reyes, John mata De Santa e vai ao encontro do Coronel Allende.
Antes de continuar preciso dizer o quanto fiquei impressionado também com o cenário mexicano e seu povo. As vozes das pessoas falando em espanhol são perfeitas e até certo ponto engraçadas e deixam nosso herói sem entender merda nenhuma. Já o cenário é muito bem retratado pois diferencia bastante do mapa dos EUA, com bastante burros de roça ao invés de cavalos e cactus invés de árvores grandes. A trilha sonora não fica pra menos, pois quando atravessamos aquela fronteira maldita começa a tocar uma música que nos faz nos sentir bem onde nós acabamos de chegar.

Então com Abraham Reyes e toda sua força revolucionária John invade as principais sedes do México e matam o coronel Allende e acabam descobrindo onde se esconde Escuella e Billie. Nesse ponto eu já estava correndo pois estava com gana de matar esses caras e para John reencontrar sua família depois de tanto tempo. Depois de algumas perseguições encontramos Escuella e Billie. Escuella é morto. Porém nessa parte o game me surpreendeu bastante pois na perseguição contra o Billie você pode mudar o destino do jogo dependendo de seu caráter, pois é possível assiná-lo ou apenas levá-lo vivo para Edgar Ross. Eu já estava com tanta raiva que fuzilei esse loco até sangrar pelos olhos. Então John entrega o corpo para Edgar e o mesmo responde surpreso: “Ele me parecia mais vivo quando o vi da última vez” e sai fora com seu carro. Depois de todo isso John tem de ir de encontro a cidade moderna de Blackwater. Chegando lá cansado John aperta Edgar para dizer onde estava sua família pois já havia matado quem ele queria, mas Ross lhe responde dizendo que na verdade não pois ainda faltava Dutch.
Edgar Ross zé ruela

Você/John partem furiosos em busca de seu último alvo. Depois de muitas escaladas e se embrenhar no meio de florestas sinistras(sim possui animais sinistros como ursos, lobos, werewolfs (wtf?) e Bigfoot (???)) Marston encontra Dutch porém não possui coragem de matá-lo e o mesmo(Dutch) se joga do precipício. Logo após você se encontra com Ross e o mesmo pega sua arma e dá três tiros em Dutch para provar que foi ele mesmo que assassinou.

Passado isso John finalmente é entregue a sua família em um momento de emoção, pois depois de tudo que o jogador passou é impossível não ficar feliz com esssa situação acontecendo e ainda com uma música de fundo realmente cativamente. Chegando no lugar onde Abigail Marston e Jack Marston estão você vê a felicidade do nosso herói e então pensa que acaba de virar o grande Red Dead Redemption... E É AÍ QUE VOCÊ SE ENGANA! John ajuda sua família em algumas missões caseiras(inclusive ensinando seu filho a atirar), porém já da pra sentir o drama que virá em seguida.. E vem mesmo! Com os capangas do Ross invadindo sua fazenda pra tentar assinar a família Marston. E John em um último momento põe seu filho pra fugir em um cavalo junto com Abigail. Nesse momento é impossível o player não lembrar de tudo o que já foi feito e não ficar extremamente tenso com a situação. Depois John abre o celeiro e dá de cara com mais de 20 mercenários e Ross no meio deles, e então você tem o Dead Eye pra atirar em quem quiser, então você pensa “ Bah vo matar esse bando de filhos da puta agora” e então acontece o fato do game! John marston é assassinado a sangue frio! Edgar Ross(fdp!) acende um cigarro e sai caminhando tranquilamente. Então o game vai para você controlando Jack com Abigail falando pra eles voltarem e ajudar seu pai. Chegando lá mostra os dois caindo de joelhos sobre o cadáver do grande John Marston. Passa a cena e aparece o túmulo com cruz escrito o ano e o nome do maior pistoleiro daquelas bandas.

Volta a cena no mesmo local do túmulo porém em um dia chuvoso, e o que se vê é John Marston fumando um cigarro! Não, não é seu filho Jack trajando suas roupas olhando para o túmulo de seus pais( se passou 3 anos e Abigail também está morta). Agora você pode ter a grande vingança que sempre quis contra Ross. Em Blackwater, Jack encontra um cidadão velho que lhe da localização de Ross(é tipo uma side-mission que em outro post eu irei comentar sobre). Chegando no México onde Edgar está você tem um último duelo decisivo contra o pior inimigo de sua família! Então acabe com ele do pior modo possível, tipo tiro no olho, no saco, no joelho, se vingue mesmo! Logo após você acaba de zerar Red Dead Redemption. Nesse momento o player se sente de alma lavada, parecendo que acaba de vingar a morte de um familiar seu mesmo! E depois disso entra a famosa depressão pós Red Dead que é você jogando com Jack sem objetivo algum.
Que história foda! Jamais um jogo tinha me cativado tanto e feito eu querer vingança de verdade por um ser digital de um game de vídeo-game. A Rockstar se puxou, e pra mim é um dos top3 games que eu virei com certeza. E você o que achou de Red Dead Redemption e sua história?
Jack Sparrow na pele de Jack Marston... ou ao contrário?

Aguardem pelo próximo post de lendas e side-missions!

5 comentários:

  1. na verdade isso foi uma analise contando a história do game XD, mas ficou foda jovem padawan!!!

    ResponderExcluir
  2. huhuhuashusahusahus! cara que foda esse blog!

    Se tiver Red Dead Redemption pra pc eu vo baixa!

    ResponderExcluir
  3. Que legal João! Gostamos muito quando temos esse feedback de quem é gamer como nós! Mas já te aviso, infelizmente o Red Dead pra PC não está nos planos da Rockstar por enquanto... Uma vez eu vi uma pré venda mas era de uma loja meio fora casa que estavam vendendo sem ao menos a Rockstar ter desenvolvido ainda... coisa de louco mesmo...

    E o Kingboo mentiu nesse post! Primeiro eu assistí os filmes, pra depois jogar o Red Dead! heheh

    ResponderExcluir
  4. Eu quase chorei quando aquele filho da pu@#$ do Ross Mato o jhon TT_TT

    ResponderExcluir
  5. qual e a musica que toca quando ele esta indo para reencontrar sua familia ?

    ResponderExcluir